- Área: 190 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tom Ferguson
-
Fabricantes: Brodware, Louis Poulsen, The Brick Pit, Tongue n Groove, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Glebe Red é uma grande casa vitoriana no centro da cidade de Sydney que foi modificada e ampliada com novos espaços de estar, cozinha, pátio e estúdio. O pedido do proprietário era transformar uma grande e antiga residência em um lugar para a vida familiar e para as futuras gerações.
O projeto atua estrategicamente para transformar uma casa em mal estado em um amplo e iluminado espaço familiar. O pátio, junto a uma combinação cuidadosa de elementos - escadas que dão para o estúdio transformadas em um anfiteatro, um tanque de água, uma longa jardineira e uma plataforma como terraço - se transforma em um lugar de reunião e de atividades familiares. Esta paisagem faz com que o interior e o exterior sejam inseparáveis. Um pequeno pátio interno, na casa principal, fornece luz natural à cozinha e à sala de estar.
Tanto a fachada da casa quanto do estúdio foram feitas em tijolo vermelho de Uluru. As coberturas são levemente arqueadas, demarcando os espaços internos sem a necessidade de paredes físicas. As formalidades tradicionais da casa vitoriana se subvertem em uma série de espaços continuamente sinuosos, enquanto a nova ampliação revela a delicadeza e as qualidades ornamentais da casa existente.
Ao entrar na casa casa, a primeira imagem é de uma escada, iluminada por luz natural, que leva ao pavimento superior onde se encontram os dormitórios. O estúdio posterior de adapta à vida inter-geracional, o que foi um requisito importante do projeto, e o que proporciona as bases para as futuras gerações da família. A escala e geometria da residência contribuem com o padrão de crescimento das residências com pátios posteriores de Boyce Lane, demarcando um novo e íntimo domínio público que enriquecerá a cidade ao longo do tempo.